Durante a pandemia e nesta retomada de negócios algumas tendência se verificaram e outras se confirmaram.
Analisar as mudanças da indústria e estudar o comportamento do consumidor é essencial para desenvolver um projetos e materiais que chamem a atenção e atendam as expectativas e necessidades deste consumidor.
Assim, algumas tendências observadas são:
Aumento do Comércio eletrônico
Como citamos no post “A Indústria Flexográfica Pós Pandemia – Oportunidades e Ameaças“, os pedidos on-line e a entrega de bens e serviços aumentaram durante a pandemia, à medida que as pessoas passaram mais tempo em casa.
E essa tendência do comércio eletrônico se tornou importante, obrigando as marcas a criarem estratégias para se destacar, incluindo embalagens personalizadas, diferentes, atraentes para uma melhor experiência de consumo.
Além do óbvio aumento de etiquetas para o envio de produtos ao consumidor.
Design Minimalismo e Retrô
As pessoas estão buscando mais informação sobre produtos e serviços.
Utilizar designs minimalistas, eliminando excessos de ruído e concentrando-se no que realmente é essenciais ajuda marcas e produtos a se destacarem.
O objetivo é o foco, usando pouco texto para explicar exatamente o que se quer informar. A simplicidade resultante implicará em transparência.
Assim, aumentando a confiança e fidelidade do consumidor
Outra tendência são embalagens com apelos vintage, trazendo a tradição e solidez das marcas, mas com modernidade e tecnologias embutidas.
A aprovação do consumidor neste estilo está ligada a nostalgia, gerando uma relação emocional e pessoal com o produto. Isto particularmente ligado a bebidas e alimentos.
Portanto, o uso efetivo de cores no design, estilo, espaços vazios e fontes originais será fundamental.
Consciência ambiental
Falar em meio ambiente e sustentabilidade já é algo essencial para qualquer negócio.
Embalagens sustentáveis são cada vez mais importantes para qualquer negócio, principalmente quando impactam diretamente nosso planeta.
Assim, mudanças nas embalagens e etiquetas, substituindo plásticos não recicláveis por alternativas sustentáveis é de extrema importância.
Isso influenciará positivamente tanto a reputação de fornecedores e marcas quanto ao ecossistema.
Realidade Aumentada
O uso da realidade aumentada vem se popularizando com o passar dos anos e os avanços das tecnologias.
E isto está ocorrendo cada vez mais em rótulos e etiquetas de diversos produtos, permitindo que as embalagens se tornem mais “hight tech” e oferecendo novas experiências aos consumidores.
Estes são recursos excelentes para criar um diferencial no ponto de venda e atrair a atenção do consumidor, gerando uma vantagem competitiva nos negócios e potencializando as vendas.
Saiba mais lendo o post “Rótulos e etiquetas com Realidade Aumentada“
Revisamos este post para sempre informar melhor nossos usuários. Deixe seu comentário!