As troqueladoras são equipamentos para corte de etiquetas, geralmente em rolo.
Geralmente são usadas em etiquetas sem impressão pois a maioria das impressoras flexográficas tem adaptadas sistemas de corte em seu corpo.
Tipos
A maioria das troqueladoras são rotativas para grandes produções, mas existem modelos planas, que utilizam facas e são similares as de corte e vinco montadas em bases de madeira e com laminas dobradas. São chamadas normalmente de maquinas de batida.
Uma das vantagens da troqueladora de batida é o custo do ferramental que é em geral 10 vezes menor que uma ferramenta de corte rotativa. Mas não são ideais para grandes quantidades.
Rotativas
As troqueladoras rotativas são mais comuns e indicadas para tiragens maiores devido a sua velocidade, mas nada impede de se produzir tiragens pequenas, desde que se tenham soluções mais criativas.
Por exemplo, uma mesma faca (ferramenta que proporciona o corte) pode ser utilizada para vários clientes diferentes, amortizando os custos entre eles.
São máquinas compactas ideais para o acabamento de bobina para flexográficas, letterpress, serigraficas, offset rotativas e impressoras digitais.
Seu sistema de corte com facas rotativas é fácil de manusear, preciso, rápido e de alta eficiência.
Podem ser utilizadas para cortar etiquetas em branco como por exemplo etiquetas térmicas para balanças Filizola, Toledo, Zebra, Datamax entre outras.
Podem ser utilizadas para cortar bopp, couchê, tags nylon resinado para confecções e muito mais.
Vantagens
Algumas das vantagens das troqueladoras rotativas são:
- facilidade e rapidez no acerto de corte
- velocidade de produção
- durabilidade da faca.
Quer saber mais sobre o assunto ou precisa de uma consultoria ou um estudo de viabilidade para investir em um novo equipamento?
Entre em contato conosco que iremos ajudar.
Conheça o equipamento funcionando e veja como é fácil fabricar etiquetas de altíssima qualidade. Veja mais clicando aqui.